Ajude nos com sua doação

Translate

Noticia Animal: Duas baleias mortas.

13/09/2010 23h31 - Atualizado em 13/09/2010 23h31

Filhote de baleia é encontrado morto em praia do litoral norte de SP

Animal tinha um ferimento e vestígios de sangue na cauda.
Filhote deve ser retirado da areia na manhã desta terça (14).

Renato Lambiasi Internauta, Massaguaçu, SP
Baleia apresentava ferimento com sangue na cauda.Baleia apresentava ferimento com sangue na
cauda. (Foto: Renato Lambiasi/VC no G1)
Um filhote de baleia foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (13) na praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
O animal de aproximadamente 4 metros foi fotografado pelo leitor do G1 Renato Lambiasi por volta das 19h. O filhote apresentava um ferimento com sangramento na cauda, segundo Lambiasi, que passava pelo local quando voltava para casa.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental da região não souberam informar as causas da morte da baleia. De acordo com os Bombeiros, o animal deve ser retirado da areia pela Prefeitura de Caraguatatuba na manhã desta terça-feira (14).
Filhote de baleia com cerca de 4 metros é encontrado morto na praia de Massaguaçu, litoral norte de São Paulo.Filhote de baleia com cerca de 4 metros é encontrado morto na praia de Massaguaçu, litoral norte de São Paulo. (Foto: Renato Lambiasi/VC no G1)
 
Fonte: G1.
===============================

Morre baleia franca encalhada no litoral sul de SC

Novo procedimento de eutanásia foi feito na madrugada desta terça (14).
Tratores são usados na remoção do animal.

Do G1, em São Paulo
Baleia já está sendo removida por tratores.Baleia já está sendo removida por tratores. (Foto: Guto Kuerten/ Diário Catarinense/ Agência RBS)
A baleia franca encalhada em uma praia de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina, morreu na madrugada desta terça-feira (14), depois de passar por um novo procedimento de eutanásia. Ela recebeu dosagens altas de medicamentos diferentes do que havia recebido e resistido na primeira tentativa, que ocorreu na última sexta-feira (10).
Segundo assessoria de imprensa do Projeto Baleia Franca, foram duas horas de procedimento até a morte da baleia. A primeira dosagem aplicada foi de sedativo, para que o animal não sofresse. Em seguida, foram aplicados os medicamentos para eutanásia. A baleia morreu por volta da 1h30 da manhã.
Novo procedimento de eutanásia foi realizado durante a madrugada desta terça (14).Novo procedimento de eutanásia foi realizado
durante a madrugada desta terça (14).
(Foto: Divulgação/ Projeto Baleia Franca)
Maré secaOs medicamentos esperados para esta terça acabaram chegando na noite desta segunda, e como a maré estava seca, a equipe de veterinários e biólogos decidiu realizar o procedimento ainda durante a madrugada.
Na manhã desta terça, dois tratores já começaram o trabalho de reboque. A baleia vai ser puxada para a areia, onde vai ser realizada a necropsia. O enterro da carcaça, num campo de dunas da região, deve acontecer daqui a dois dias.
Histórico
A baleia franca encalhou em 7 de setembro. Ela foi encontrada por pescadores, que acionaram a Polícia Ambiental. O animal media 15 metros e pesava cerca de 40 toneladas.
Tentativas de resgate com embarcações foram analisadas pelas equipes de veterinários, biólogos e instituições que estavam no local, mas, devido ao estado do mamífero e os riscos de resgate, tanto para as embarcações como para a baleia, o desencalhe foi descartado na quinta-feira (9).
No mesmo dia, o animal entrou em estado de choque, com baixa frequência respiratória e pouco reflexo na pálpebra do olho direito.
Na sexta (10), foi decido e realizado o primeiro procedimento de eutanásia. A baleia resistiu à sedação.
Durante o fim de semana, os sinais vitais do mamífero continuaram fracos e inalterados. A pele da baleia começou a sangrar devido ao atrito com a areia.
A decisão por um novo procedimento de eutanásia ocorreu no domingo (12), depois que a equipe de veterinários e biólogos percebeu que os sinais vitais do animal permaneciam fracos e inalterados.

Fonte: G1.
=============================

Categories: , Share

Leave a Reply