Ajude nos com sua doação

Translate

Marfinense Ouattara oferece anistia a Gbagbo

PARIS (Reuters) - Alassane Ouattara, apontado pela comunidade internacional como vencedor da eleição presidencial na Costa do Marfim, prometeu ao rival Laurent Gbagbo uma anistia caso ele deixe o poder rapidamente, segundo uma entrevista publicada em um jornal francês na sexta-feira.
Os comentários vêm depois de Ouattara afirmar na quinta-feira que Gbagbo tem sangue em suas mãos e tinha de deixar o poder, mas que teria sua segurança garantida.
Ouattara é apontado como vencedor da eleição presidencial de 28 de novembro, mas o principal tribunal do país, comandado por um aliado de Gbagbo, afirmou que houve fraude na eleição e Gbagbo se manteve no poder.

Na entrevista ao jornal Le Figaro, Ouattara teria afirmado: "Para mim, a paz não tem preço. É por isso que estou disposto a declarar uma anistia para Gbagbo, como aconteceu no passado com o presidente de Benin (Mathieu) Kerekou".
Ouattara disse também que estaria disposto a dar a Gbagbo o status de ex-chefe do Estado. "Mas ele tem que aceitar rápido, porque é um homem com sangue nas mãos."
Na quinta-feira o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos aumentou a pressão externa sobre Gbagbo ao proibir os cidadãos norte-americanos de fazer negócios com o homem que governou por mais de uma década e cujo impasse com Ouattara elevou temores de uma nova guerra civil na ex-colônia francesa.

Categories: Share

Leave a Reply